CASA ROSA BELEZA DO BEM PARA A REVISTA DA POLÍCIA MILITAR

JORNALISTA RESPONSÁVEL: ELOÁ MARIA DE OLIVEIRA
 MTB 18.941 SP

Você sabe o que faz a Casa Rosa Beleza do Bem? Hora de conhecer um pouco mais desta instituição que tem proporcionado tanto alívio para mulheres que sofrem com a queda dos cabelos. Seja pelo tratamento oncológico ou pela Alopecia, ter seus cabelos afetados pelo uso da quimioterapia ou uma enfermidade, mexe com a auto estima de qualquer mulher. E, foi pensando nisso que a cabeleireira Maria Sandim decidiu fundar uma associação de acolhimento para essas mulheres, em 2012. Desde 2019, Maria passou a coletar os dados das mulheres assistidas e hoje somam mais de 1.500.  E o sonho não para por aí. A meta agora é criar uma casa de apoio, onde a mulher em tratamento do câncer possa receber, além de acolhimento, assistência jurídica, psicológica e ocupacional, entre outros benefícios.

Com sede na região central de São José dos Campos, estado de São Paulo, a Casa Rosa possui parcerias em outros municípios e até em outros estados da federação. Voluntários estão sempre prontos para contribuir com o programa, que a cada dia se distribui pelo Brasil. O trabalho de dedicação de diversos cabeleireiros espalhados pelo país tem levado amor, carinho e atenção, ajudando a transformar a vida de quem precisa. Os voluntários, além de cuidar e colocar perucas nessas pessoas, fazem doação e ensinam como utilizar lenços e adereços para preservar a estética e manter a auto estima de mulheres em tratamento e que ficam temporariamente sem seus cabelos.

Como funciona este trabalho?

O atendimento consiste em ajudar mulheres que ficam sem seus cabelos, tendo origem na empatia de outras pessoas. Tanto homens quanto mulheres podem doar seus próprios cabelos, com no mínimo 20 centímetros de comprimento, que serão transformados em perucas, a serem emprestadas ou doadas pela Casa Rosa. Quem doar cabelos com mais de 30 centímetros de comprimento ganha um corte à sua escolha, no salão onde estiver doando. Para fazer a doação de cabelos, o interessado em contribuir com o programa deve dirigir-se a qualquer posto de arrecadação nos estados ou enviar o cabelo devidamente acondicionado, para a sede da entidade. O endereço para os correios é:

CASA ROSA

AVENIDA RUI BARBOSA, 323 – CENTRO

12.209-000 SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP

Como contribuir mesmo sem doar cabelos

A Casa Rosa precisa pagar aos profissionais que confeccionam as perucas. Caso você não tenha cabelos para doar mas queira contribuir com o programa, faça uma doação em dinheiro para o Pix da instituição na chave do seu CNP J32.286.359/0001-63.

Além de precisar dos cabelos e lenços, algumas assistidas moram longe dos postos de atendimento e precisam também de alimentação e condições para pagar transportes e outras despesas. Estes valores que chegam por meio do Pix contribuem também para estas necessidades.

Se você quiser mais informações ou esclarecimentos, pode entrar em contato com a Casa Rosa, pelos diversos canais de comunicação mantidos pela instituição:

Instagram: @casarosaoficial_

Telefone: 12 3921-8810

Facebook:

Quais são as maiores dificuldades do programa?

Nas inúmeras dificuldades que enfrenta qualquer associação assistencial no Brasil, na Casa Rosa não é diferente. O programa conta, principalmente, com o trabalho voluntário de cabeleireiros, maquiadores, entre outros profissionais. Sem o voluntariado, a Casa Rosa não teria se expandido pelo país e não poderia ter atendido tantas mulheres. Mulheres que puderam e podem passar pelo doloroso tratamento oncológico ou da Alopecia, com acolhimento, atenção e carinho por parte dos voluntários. Por este motivo, o voluntário é sempre bem-vindo e pode receber treinamento da sua idealizadora Maria Sandim.

Quem é Maria Sandim?

Talvez uma das mais brilhantes e  competentes cabeleireiras deste país, ainda em atividade. Começou cedo. Com apenas 15 anos de idade, abriu seu próprio salão de beleza, no bairro de Santana, em São José dos Campos, SP. Nunca mais parou de cuidar dos nossos cabelos, nem mesmo quando deu à luz aos seus cinco filhos. Hoje, aos 77 anos de idade, Maria continua resistindo a todos os planos econômicos dos nossos governantes, a todas as mudanças climáticas e a qualquer dificuldade, se mantendo firme em seus propósitos,  trabalhando e fazendo planos. É idealizadora da Expobeleza, a maior feira de beleza do interior do estado de São Paulo, que, inclusive, é um dos mantenedores da Casa Rosa Beleza do Bem. Este ano, a Expobeleza acontece em São José dos Campos, no primeiro final de semana de novembro.

Colaboração: Ana Luíza Rodrigues

Tags: